Na manhã do último sábado (21), militares do Sétimo Batalhão de Bombeiros de Montes Claros, participaram de um dia de campo sobre Prevenção a Incêndios Florestais, na comunidade Olhos D’Água/Buriti do Campo Santo, zona rural do município de Montes Claros/MG, entorno do Parque Estadual da Lapa Grande, em um evento promovido pelo IEF / Parque Estadual da Lapa Grande.
A atividade teve como foco principal, disseminar ações preventivas contra incêndios em vegetação, intensificar a cultura de prevenção, demonstrar as consequências dos incêndios para a saúde, meio ambiente e a importância da participação da comunidade local na preservação ambiental.
Ainda durante a programação, foram montados estandes, um deles com materiais e equipamentos utilizados pelos militares do CBMMG no combate aos incêndios em vegetação, e atividades lúdicas educativas com as crianças da comunidade.
A colaboração entre essas entidades é fundamental para intensificar ações preventivas aos incêndios florestais, especialmente durante o período crítico de estiagem, a preservação da biodiversidade dos ecossistemas locais visa assegurar um futuro sustentável para toda região.
Esta iniciativa contribui de para inibir ações contra uso indiscriminado do fogo neste período do ano e venha causar incêndios florestais . Fato que tem refletido diretamente nos excelentes índices alcançados de menor área queimada em Unidades de Conservação do Estado em comparação aos anos anteriores.
O evento foi uma ação integrada de diversas instituições que contou com a participação da gerente do parque estadual do Lapa Grande, Aneliza de Almeida Miranda Melo; do coordenador regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo; do promotor Franklin Reginato Pereira Mendes; do titular da 7º Promotoria de Justiça da Comarca de Montes Claros, que tem atribuições na defesa do Meio Ambiente; do Patrimônio Histórico Cultural e Habitação e Urbanismo, Promotor Guilherme Roedel Fernandez Silva; da supervisora regional do IEF no Norte de Minas, Margareth Caires; do subcomandante do 7º BBM de Montes Claros, major Fábio Gonçalves Spínola, além de um oficial do Núcleo de Combate a Incêndios (NIF), uma Guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) do 7º BBM e de uma guarnição da Polícia Militar Ambiental.