O Gabinete Militar do Governador realizou, nesta sexta-feira (19), uma solenidade em homenagem aos colaboradores da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), edição 2025. A cerimônia aconteceu no Centro Administrativo de Brumadinho e agraciou autoridades civis e militares que atuaram em parceria com o sistema de defesa civil de Minas Gerais com dedicação, competência e compromisso.

A Medalha de Mérito de Defesa Civil foi instituída pelo decreto nº 23.658, em 4 de julho de 1984, e é uma das mais altas distinções concedidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais. O estado de Minas Gerais, que por reconhecimento e incentivo a prática de ações de solidariedade humana, faz a entrega anual da condecoração.

A honraria foi entregue pelo coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, aos bombeiros militares: tenente-coronel Welter Alves das Chagas; tenente-coronel Ana Carolina Nunes de Oliveira; major Andiara Beatriz Ribeiro; sargento Daniel Xavier Silveira e cabo Geraldo Correa da Rocha Neto.

Participaram da cerimônia a primeira dama do estado e presidente do Servas, Christiana Renault, o prefeito de Brumadinho Gabriel Augusto Viotti Parreiras, a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, a presidente da Avabrum, Nayara Cristina Dias Porto Ferreira, entre outras autoridades.

Em seu discurso emocionado, o coronel PM Rezende falou aos agraciados sobre a solenidade: "esse momento de entrega dessas medalhas é sobretudo um compromisso nosso de que em qualquer cenário, qualquer dificuldade, qualquer desastre que formos enfrentar, a nossa missão é uma só - proteger a vida".

A integração de todos os parceiros tem contribuído para o desenvolvimento de um esforço excepcional para prevenir consequências nocivas dos eventos desastrosos provocados pela natureza ou pela ação humana e promovendo socorro às populações atingidas.