No mês de março, 39 agentes da segurança pública, entre estes 26 bombeiros militares, realizaram o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP).

O curso foi ministrado pela Marinha do Brasil por intermédio da Capitania Fluvial de Minas Gerais e contou com a participação de diversas agências, entre elas a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, a Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira.

Os discentes cumpriram uma carga horária de 40 horas, sendo a parte teórica realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM) e a parte prática na represa Várzea das Flores.

Durante a formação, foram realizadas práticas a bordo de embarcações e motos aquáticas, bem como foram abordados temas como: nomenclatura das embarcações, legislação sobre tráfego aquaviário, manobras com embarcações, segurança na navegação e sobrevivência, comunicação, noções sobre estabilidade de embarcações, navegação e meteorologia, noções sobre motores propulsores, primeiros socorros e noções de combate a incêndio em embarcações.

O ETSP tem por objetivo habilitar os alunos para tripular ou conduzir pequenas embarcações (até 8 metros de comprimento), empregadas na navegação interior, e motos aquáticas, a serviço de Órgãos Públicos.