Bombeiros lançam campanha preventiva em Araguari com apoio de outros órgãos

Início / Notícias Criado em: 17-08-2021 às 09h:40

Nesta semana a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, juntamente com a Prefeitura Municipal de Araguari, e Ministério Público, deu início a colocação das faixas da campanha de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação 2021, em atividades coordenadas com diversas organizações da cidade de Araguari e região.

A Campanha tem por objetivo prevenir e reduzir os índices de incêndios em vegetação em Araguari e região, que tem crescido nos últimos anos.

Cinco painéis já foram colocados, na Avenida Minas Gerais, em frente a Imepac, na Avenida Theodolino Pereira de Araújo, em frente ao Mercado Municipal, na rotatória da Avenida Senador Melo Viana, saída para Caldas Novas, e no cruzamento da Avenida Mato Grosso com Minas Gerais, onde nos próximos dias estaremos colocando mais sete painéis em pontos estratégicos da Cidade de Araguari.

Estamos no auge do período de estiagem, que se estende normalmente, de abril a outubro. Tempo seco, mato alto, vento e irresponsabilidade humana são os fatores que aumentam a incidência de incêndios em vegetação nesse período.

As principais causas associadas são a queima preparatória para pastos e plantio, a queima de lixo, o descarte de tocos acesos de cigarros em beiras de estradas, além das descargas atmosféricas. Até mesmo garrafas descartadas incorretamente podem funcionar como uma lupa e dar início a incêndios a partir da incidência de raios solares.

Começar uma queimada é crime: quem desrespeita a legislação deve responder a processo, com possibilidade de prisão e multa pelo dano ambiental causado. A população também pode adotar práticas relevantes para reduzir a ocorrência de incêndios, como evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos, bem como ensacar e descartar resíduos de capina ao invés de fazer queima.

A conscientização da população é a melhor arma para evitar a destruição do meio ambiente, que gera um grande prejuízo à qualidade de vida de todos nós.