Quase 2.500 capacitações já foram promovidas em escolas de Minas nos últimos dois anos

Quedas, fraturas, escoriações, cortes, choques, incêndios e até ataques violentos. Como agir em cada uma dessas situações? Nos últimos anos, várias escolas do Brasil e de Minas passaram por episódios de emergência. Diante dessas situações, é fundamental manter o controle emocional, prestar os primeiros socorros e inserir a cultura de prevenção nas escolas.

O Projeto Salvar Kids, da Fundação Salvar, visa qualificar os funcionários das escolas a prestarem Suporte Básico de Vida – SBV nas comunidades, ensinando professores e colaboradores a agirem em casos de acidentes envolvendo neonatos, lactentes e crianças, seja preventivamente ou realizando um primeiro atendimento até a chegada do socorro qualificado.

O curso trabalha temas como desobstrução de vias aéreas, primeira resposta em paradas respiratórias, cardiorrespiratórias, tratamento de queimaduras, intoxicações, fraturas, entre outros.

A fase inicial do projeto, realizada em junho, capacitou 540 pessoas, sendo 480 integrantes de 8 colégios Tiradentes, localizados na RMBH, e 60 integrantes da Escola Estadual Francisco Sales - Instituto de Deficiência da Fala e Audição.

Para o futuro, também está no planejamento da Fundação Salvar, atividades integradas com as mineradoras para promoção da cultura de prevenção com crianças e jovens nos municípios localizados nas Zonas de Alto Salvamento (ZAS). A ideia é capacitar alunos das ZAS com ações práticas como cartografia social, rotas de fuga e percepção do risco, entre outras coisas.

Bombeiros nas Escolas em Ouro Preto

Na terça-feira (14), o Bombeiros na Escolas realizou mais uma edição do projeto na Escola Monsenhor João Castilho Barbosa, em Barra, na cidade de Ouro Preto. A atividade envolveu 35 crianças, de 9 a 10 anos, e dois professores. Os alunos receberam treinamento sobre como adotar um comportamento seguro em caso de incêndio, como sair sem inalar fumaça e como deixar o prédio em qualquer situação de emergência. Além disso, as crianças receberam instruções sobre como e quando acionar o número 193, e ainda orientação sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

Para a aluna Yasmin das Candeias, de 10 anos, o mais importante foi aprender como agir em incêndio e como acionar o bombeiro: “Aprendi a sair de um incêndio de forma segura e como ligar para o bombeiro de forma calma e sem desespero. Quando chegar em casa, vou passar essa lição para minha mãe, meu pai e meus três irmãos. ”

A professora Ângela contou o que achou da capacitação: “Hoje foi uma manhã muito especial em nossa escola. Recebemos uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar, e os alunos aprenderam como agir em situação de incêndio e como se cuidar em caso de acidente. Foi uma manhã muito rica, que trouxe muito conhecimento para os alunos e a gente espera que eles levem para a vida no dia a dia, prevenindo acidentes e outras situações de risco.

Capacitações em todo o estado

Proporcionar um ambiente escolar seguro é uma das metas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que tem intensificado as ações de gestão do risco nas escolas mineiras, ensinando os alunos de diferentes faixas etárias a prevenir acidentes e capacitando professores e colaboradores da rede escolar a adotarem um comportamento de autoproteção, além de oferecer instruções de primeiros socorros.

Neste sentido, entre os anos de 2022 e 2023, já foram realizadas 2.491 capacitações em escolas em todo o território mineiro, visando a resiliência da comunidade escolar.

A presença dos bombeiros nas instituições de ensino muda a perspectiva da sala de aula e amplia os horizontes dos alunos para compreender seu papel enquanto agente de transformação social. O conteúdo assimilado na sala de aula é compartilhado com familiares, disseminando a cultura de resiliência e prevenção no município.