Durante os meses de junho e julho o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) formou 100 novos brigadistas orgânicos na cidade de Montes Claros. O treinamento foi realizado para militares do 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira (Exército Brasileiro) e para os Guardas da Guarda Civil Municipal.

Durante o curso, os alunos foram instruídos sobre primeiros socorros, tendo como escopo o atendimento primário a vítimas de traumas e emergências clínicas, executando procedimentos fundamentais de manutenção a vida.

Foi ministrada a instrução de combate a incêndios urbanos, com foco no acionamento imediato do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, combate ao foco inicial com os equipamentos específicos e evacuação das pessoas dos locais sinistrados.

Ao final da formação de brigada foi realizada uma simulação de combate a incêndios e prática de primeiros socorros, oportunizando aos alunos a vivência, mais próxima a realidade, sob supervisão e orientação do Corpo de Bombeiros.

Para o Inspetor Azevedo da Guarda Municipal de Montes Claros, o treinamento foi fundamental para capacitar os Guardas na atuação em apoio aos bombeiros e nas fiscalizações realizadas na cidade, considerando que a guarda atua de forma ostensiva em toda cidade e sempre se depara com situações que exigem conhecimentos sobre técnicas de primeiros socorros.