Entre os dias 25 e 27 de agosto, militares do Pelotão de Bombeiros de Janaúba promoveram a formação de uma Brigada Florestal no município de Mamonas - MG. A capacitação contemplou 22 participantes do projeto “Manejo do Fogo e Conservação Ambiental”, desenvolvido pelo Instituto do Semiárido Baiano - ISB, com o apoio do Executivo Municipal, do Programa Copaíbas e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), através do gerente do Parque Estadual Caminho dos Gerais, Alessandre Jorge.
Esta colaboração multisetorial é essencial para aprimorar as ações de conscientização e capacitação em manejo controlado do fogo, garantindo a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas do parque, de seu entorno e da comunidade como um todo. A articulação entre o poder público e comunidade fortalece a governança ambiental e a sustentabilidade das iniciativas de cunho prevencionista e de autoproteção em toda a região.
Um destaque importante foi a expressiva participação feminina: dentre os 22 integrantes capacitados, 16 eram mulheres, reforçando o protagonismo e a representatividade feminina nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.
O treinamento contemplou aulas teóricas e práticas, abrangendo conteúdos como: Atendimento Pré-Hospitalar, Técnicas de Combate a Incêndios Florestais, Sistema de Comando de Operações e Confecção de Aceiros, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelas Portarias nº 52 e nº 54 do CBMMG.
A capacitação contou ainda com o apoio de brigadistas do IEF, vinculados ao Parque Estadual Caminho dos Gerais, fortalecendo a integração entre as instituições na preservação do meio ambiente e nas ações preventivas aos incêndios em vegetação na região.
A ação é uma medida estratégica para o fortalecimento da capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais diante da iminente ocorrência de incêndios florestais no período de estiagem. Os profissionais formados encontram-se certificados e aptos a realizar combates iniciais na região, atuando de forma integrada ao CBMMG e contribuindo para a proteção da fauna, da flora e para a preservação do meio ambiente.