Bombeiros e órgãos ambientais realizam patrulha preventiva no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande

Início / Notícias Criado em: 02-06-2022 às 15h:06

Desde o dia 17 de maio, o 7º Batalhão de Bombeiros (7º BBM), juntamente com diversos órgãos ligados à área ambiental como funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Parque Estadual da Lapa Grande, Polícia Militar Ambiental, além de ambientalistas e voluntários, têm realizado patrulhas preventivas nas comunidades localizadas no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, norte de Minas Gerais.

O objetivo das patrulhas é conscientizar os moradores das comunidades rurais vizinhas à área de preservação sobre as ações preventivas em virtude do período de estiagem. Nessa época do ano, devido às altas temperaturas durante o dia e a desidratação da vegetação que começa a ficar seca, o risco dos incêndios florestais aumenta significativamente.

Por isso, há a necessidade de conscientização de toda comunidade em relação ao não manuseio do fogo, bem como o rápido acionamento do Corpo de Bombeiros em caso de qualquer flagrante de incêndio.

Outro tema que tem sido trabalhado é a necessidade de se denunciar os casos de incêndios provocados de maneira criminosa por incêndiários, através do telefone 181.