Os treinamentos são promovidos para comunidades escolares de áreas de risco

Nesta quinta-feira (4), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Rio Acima, concluiu a quarta fase do projeto "Defesa Civil nas Escolas". O projeto impactou mais de 1200 alunos e professores ao longo de dois meses. Foram realizados seis simulados de evacuação de áreas de risco e oito simulados de evacuação de emergência de edificações.

O projeto foi elaborado em conjunto pela Compdec e Secretaria de Educação de Rio Acima, com o apoio da Vale e da CSN, sendo executado pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar. O objetivo primordial é promover a cultura de autoproteção e resiliência nas comunidades escolares situadas em áreas de risco, por meio de um esforço conjunto que uniu experiências e recursos para preparar melhor a população local para enfrentar diversos tipos de riscos.

O programa foi implementado em quatro escolas do município, selecionadas pela Compdec. O projeto não se limita apenas aos riscos das barragens de mineração. A iniciativa pretende formar agentes multiplicadores nas escolas, aumentando a resiliência do município por meio de ações de prevenção, preparação e mitigação no ambiente escolar.

O esforço integrado destaca a importância de uma abordagem para melhorar a gestão de riscos de desastres. A expectativa é que o projeto sirva como modelo para outras localidades do Estado, demonstrando como a integração, educação e preparação podem fazer a diferença em situações de emergência.

Para o tenente Henrique Tadeu do 1º BBM, “O projeto fomenta a cultura de prevenção e prepara a comunidade escolar para lidar com diversas situações de risco que envolvem a região. O Corpo de Bombeiros Militar continua firme no propósito de aumentar a resiliência aos desastres nos municípios mineiros, reafirmando o propósito institucional de salvar e valorizar vidas.”

Bombeiros nas escolas

Pautado pela busca de um diálogo perene com a sociedade, o CBMMG vem oferecendo capacitações para o público civil em diversas áreas com atendimento pré-hospitalar, natação e projetos sociais para atendimento da comunidade escolar. Nas escolas, os militares oferecem instrução para os alunos sobre ocorrência de acidentes domésticos, bem como outras formas de instrução e capacitação, visando sempre o aprimoramento de uma cultura de prevenção que possa ser disseminada na sociedade, almejando com isso a diminuição significativa da ocorrência de acidentes, principalmente os domésticos.

Em maio de 2022, o CBMMG ampliou a execução do projeto estendendo sua aplicação para todas as unidades operacionais, coordenada pelos Comandos Operacionais de Bombeiros. Desta forma, o modelo que está sendo empregado no município de Rio Acima segue a mesma perspectiva de prevenção e capacitação, fomentada pelo projeto de origem, buscando sempre preparar o povo mineiro para situações de risco, gerando resiliência dos municípios.