Nesta quinta-feira (20), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, acompanhado de uma comitiva de bombeiros, participaram da cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont, na cidade que tem o nome do pai da aviação, na Zona da Mata Mineira.

Neste ano, a condecoração foi concedida a 125 personalidades em três graus: ouro, prata e bronze. Pelo CBMMG, quatro bombeiros militares foram agraciados com a Medalha Santos Dumont: coronel Alexandre Gomes Rodrigues; major Heitor Aguiar Mendonça; capitã Sílvia Amélia de Souza Paula e sargento Thiago de Oliveira Cruz Bento.

Criada em 1956, a medalha é uma referência também ao primeiro voo do brasileiro em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). Alberto Santos Dumont foi fundamental para descobertas que o mundo viveu após o advento da aviação.

O local da cerimônia também é simbólico: é o lugar onde nasceu o inventor – agora Museu de Cabangu – e que guarda importante acervo, entre réplicas e objetos pessoais do aviador.