Na manhã desta última quarta-feira (15), os coordenadores de Proteção e Defesa Civil Municipais de oito municípios atendidos pelo 1º Pelotão/2ªCia de Bombeiros Militar participaram da palestra "Hidroclima e comportamentos extremos na micro-bacia do rio Xopotó" proferida pelo pesquisador e professor Artêmio.

O palestrante é pesquisador do hidroclima da bacia de Rio Pomba, abrangendo a micro-bacia do Xopotó, desde 1985, e trouxe informações científicas importantes para as Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compdec’s das cidades situadas dentro dessas bacias hidrográficas.

O prefeito da cidade de Ubá, Edson Teixeira Filho, esteve presente durante todo o evento e destacou a importância de sua realização para a melhoria das ações municipais de gestão do risco e do desastre.

Os municípios de Ubá, Guidoval, Visconde do Rio Branco, Tabuleiro, Rio Pomba, Guarani, Dona Eusébia e Guiricema foram representados por seus Compdec’s.

A participação dos bombeiros militares na palestra cumpre o objetivo de alcançar uma melhor compreensão sobres as causas e efeitos do período chuvoso nos municípios, aumentando a resiliência local.