Na última sexta-feira (28), militares do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) realizaram o Treinamento de Atendimento a Emergências Psiquiátricas, no Via Café Garden Shopping, em Varginha. Participaram do curso 30 profissionais da Segurança Pública, Saúde e Educação.

O principal objetivo desse treinamento foi capacitar os alunos com dados, conceitos e ferramentas para que suas atuações em cenários de risco se tornem mais efetivas e seguras. Além disso, houve um enfoque especial na promoção de uma abordagem humanizada em relação a todos os envolvidos, buscando observar os impactos positivos desde o início do atendimento da ocorrência, passando pela recepção e tratamento do paciente no hospital, até o acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Ao longo do treinamento, os alunos foram instruídos sobre a abordagem correta, rastreio de fatores de risco e proteção, e principalmente, sobre a importância de um atendimento humanizado e contínuo.

Os organizadores e participantes acreditam que após a conclusão da qualificação, os alunos irão se tornar agentes multiplicadores em suas respectivas instituições, com o fim de promover atuações cada vez mais seguras, efetivas e humanizadas.

"Falar é a melhor solução!"