Ocorrências com vítimas presas em elevadores podem ser consideradas complexas devido à diversos fatores. Alguns deles incluem a necessidade de resgate imediato para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas envolvidas, coordenação entre equipes de resgate e técnicos especializados em elevadores, a avaliação das condições da máquina e a aplicação de medidas de segurança adequadas durante o resgate. É importante contar com profissionais treinados e equipamentos adequados para lidar com essas situações.

Neste contexto, na última semana de outubro, militares do Sexto Batalhão de Bombeiros Militar de MG (6º BBM), realizaram um treinamento teórico-prático de salvamento de vítimas presas em elevadores, em Governador Valadares.

O objetivo do treinamento foi demonstrar técnicas de salvamento em elevadores da empresa TKE, com e sem casa de máquinas, explicação sobre o funcionamento normal de um elevador de passageiros, além dos procedimentos de segurança e dos materiais que podem ser utilizados nesses tipos de atendimentos.

O treinamento prático aconteceu em um importante hospital da cidade. Militares de frações subordinadas ao quartel sede também participaram da capacitação e serão multiplicadores do conhecimento adquirido nas unidades operacionais em que trabalham.