Uma das atividades mais importantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), embora às vezes pareça silenciosa e pouco repercutida na mídia, é a atividade de prevenção. Mas é graças ao trabalho e às atividades preventivas que os desastres, os incêndios e os acidentes graves são evitados. Nesse ínterim, o CBMMG trabalha diuturnamente para que as edificações e locais de eventos sejam dotados de sistemas preventivos, de maneira a garantir a segurança dos respectivos usuários.

O ato solene de entrega do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB ao Mercado Municipal, na última sexta-feira (26), representou um marco na prevenção de incêndios e acidentes em Governador Valadares, dada a importância e o tamanho daquele histórico e relevante aparelho urbano público.

O AVCB consiste em um certificado que atesta que a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, como extintores, luzes e sinalização de emergência, previstas na legislação e confirmadas em vistoria pela corporação. Toda edificação destinada ao uso coletivo deve ser regularizada junto ao Corpo de Bombeiros para garantir à população a segurança mínima contra incêndio e pânico, de modo que, diante de possíveis acidentes, o dano causado às pessoas, produtos e o local possa ser minimizado ao máximo nesses locais.

A conquista do AVCB No Mercado Municipal foi fruto do trabalho conjunto, da parceria, da soma de esforços, entre entidades governamentais e iniciativa privada, com destaque para a atuação da prefeitura municipal de Governador Valadares, o Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e dos comerciantes do mercado.

A prefeitura municipal se encarregou de grande parte das instalações preventivas, como o sistema de hidrantes, por exemplo. Os comerciantes, por sua vez, se encarregaram dos extintores, sistema de iluminação e sinalização de emergência, além de terem feito o curso de brigadistas e constituído a brigada orgânica de incêndios da edificação. O Corpo de Bombeiros esteve presente em todo tempo, apontando o caminho, mostrando soluções e ajudando em todas as etapas, inclusive ministrando o curso de formação de brigada. O Ministério Público atuou como um catalisador, juntando todos, reunindo todos os agentes em rodadas de negociação, diálogo e apontamento de soluções.

O Comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Adriano Marques Miranda, lembrou o histórico de lutas e reiterou o apoio dos Bombeiros em meio às exigências legais. “Houve muita luta até que chegássemos a este dia. Mas graças a Deus, no meio dessa luta, surgiram pessoas que se comprometeram a trazer a solução. O Corpo de Bombeiros Militar é parceiro da sociedade. Não podemos nos furtar da nossa missão constitucional, que é a exigência do AVCB e, assim, possibilitar as medidas de prevenção de incêndio e pânico para dar segurança à população. O Mercado é um patrimônio do povo valadarense e o nosso desejo é que os lojistas colham os frutos com esse local mais seguro.”

Enfim, Governador Valadares possui agora um mercado mais seguro para comerciantes e consumidores, tornando-o referência para nossa região.