Nesta terça-feira (21), mais de 200 crianças e adolescentes participaram do evento "Guardiões do Coração", que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio do 2º Comando Operacional de Bombeiros e 5º Batalhão de Bombeiros Militar, além da Prefeitura, Fundação de Pesquisa e Assistência a Uberlândia e o Sistema de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).

Esta foi a primeira edição do projeto “Guardiões do Coração”, promovido pelo esforço integrado dos órgãos envolvidos. A iniciativa é pioneira em Minas Gerais neste formato e tem o objetivo de ensinar os jovens, de 12 a 15 anos, das escolas da rede municipal, os primeiros passos em um socorro de urgência, como a técnica de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica. O evento também visou aumentar a conscientização e prontidão para lidar com emergências cardíacas, melhorando as taxas de sobrevivência fora do ambiente hospitalar.

Nesta primeira edição, cerca de 200 adolescentes de escolas da rede Municipal de Ensino participaram da capacitação, que ocorreu no ginásio da Arena Sabiazinho. A simulação contou com bonecos e com a presença de profissionais capacitados. Ao final do evento, os adolescentes participantes tiveram uma formatura simbólica, com o recebimento de um boton por serem “Guardiões do Coração”.