Na última semana, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Teófilo Otoni participou de um treinamento de evacuação da população da área de inundação da barragem do Rio Mucuri, em conjunto com a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mucuri, no município de Carlos Chagas. Cerca de 80% da população da área participou do treinamento.

O simulado teve como objetivos a identificação dos pontos de encontro em caso de acionamento das sirenes da barragem e o treinamento da população da região a jusante da barragem. Para o treinamento foi considerado o pior cenário possível com o rompimento em cadeia da estrutura.

Participaram do simulado militares da 2ª Companhia de Teófilo Otoni, a população residente na Zona de Alto Salvamento (ZAS), os colaboradores da PCH Mucuri, a defesa civil municipal de Carlos Chagas e integrantes da empresa Geometrisa, responsável pelo monitoramento estrutural da barragem.

O simulado começou com o acionamento do alerta sonoro emitido por sirene em cada conjunto de residências ao longo do curso da mancha de inundação. Ao ouvir o alerta, a população se dirigiu até um dos pontos de encontro presentes em cada região determinada e tiveram seu tempo de deslocamento mensurado. De posse dessas informações, será possível a análise de dados relativos às rotas de fuga estabelecidas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem se preparando para atuar de maneira preventiva frente a possibilidade de ocorrência de incidentes relacionados a rompimento de barragens no estado. Esse tipo de treinamento conjunto reforça os laços da corporação junto à comunidade, e demonstra a participação efetiva do Corpo de Bombeiros na gestão do risco de desastres