O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Lourenço-mg realizou no último dia (05) diversas atividades durante a "Semana de Prevenção", com o objetivo de fortalecer as habilidades dos bombeiros e conscientizar a comunidade sobre prevenção de queimadas. No dia 03 de julho, uma blitz educativa foi realizada na Avenida Dom Pedro II, no Centro de São Lourenço, em parceria com a Defesa Civil.

A ação incluiu a distribuição de panfletos e palestras em escolas municipais, sensibilizando a população sobre os perigos das queimadas e promovendo medidas preventivas. No dia 4 de julho, professores e colaboradores da APAE de São Lourenço participaram de um treinamento de primeiros socorros ministrado pelo 3º Pelotão.

As atividades abordaram teorias e práticas de PCR, RCP, manobras de desengasgo, convulsão e desmaio, entre outros procedimentos essenciais. No dia 5 de julho, os bombeiros participaram de um Torneio Operacional que começou às 08h00.

As provas do torneio foram minuciosamente elaboradas para simular situações de combate a incêndio urbano, exigindo dos participantes uma combinação de habilidades técnicas e condicionamento físico. As atividades incluíram: equipagem com EPI de Combate a incêndio urbano, transporte e içamento de mangueiras, aplicação de água em alvos, simulação de resgate com arrastamento de vítimas em condições que imitam cenários reais de incêndio urbano.