Na última terça-feira (02), ocorreu em Pouso Alegre, um simulado de acidente de trânsito, como parte da programação do Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

No simulado foi demonstrada a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) diante de um acidente veicular com vítima encarcerada. A atividade foi realizada em conjunto com a concessionária Arteris que administra a rodovia BR-381.

O evento ocorreu na Praça Senador José Bento, no centro da cidade, por volta das 09:00h. Além de ser uma ação de conscientização sobre a importância da direção defensiva, enfatizando ações que podem diminuir o número de acidentes, esse tipo de simulado também promove a integração interagências, estreitando laços operacionais e preparando os diversos órgãos relacionados a uma resposta em caso de acidentes de trânsito.

Durante a demonstração, os bombeiros realizaram a estabilização do veículo e, em conjunto com a equipe de resgate da concessionária, fizeram a retirada simulada de uma vítima, utilizando técnicas de salvamento veicular. Posteriormente, foi demonstrado o atendimento pré-hospitalar que é realizado na cena.

O Maio Amarelo, movimento que ganhou forma no Brasil a partir de 2014, é uma parceria entre o Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. Nesse contexto, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atua em várias frentes voltadas para a prevenção de acidentes.