Bombeiros de Poços de Caldas passam por teste de Covid-19

Início / Notícias Criado em: 02-09-2020 às 14h:04

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 100 Bombeiros da cidade de Poços de Caldas, pertencentes ao 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB) e também da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (1ª Cia Ind), realizam entre os dias 17 a 20 de agosto, na sede da 1ª Cia Ind, o teste para detecção do Covid-19.

Para seguir os protocolos de segurança e distanciamento, os bombeiros foram divididos em grupos, se mantendo em fila, com utilização de máscaras e em intervalos de 2 metros entre os militares.

O teste está sendo feito com o método da imunofluorescência sorológico que detecta e quantifica o IgG e IgM. Desta forma será possível saber se a pessoa está contaminada pela Covid-19 ou se já foi contaminada em data anterior a 14 dias e já possui anticorpos.

Dentre os objetivos do teste, estão a avaliação das medidas de proteção adotadas pelos bombeiros e também os cuidados com as viaturas e equipamentos utilizados para o atendimento às vítimas de mal clínico ou traumas diversos.

O teste tem a finalidade ainda de manter a segurança dos demais militares e da população que é atendida pelos bombeiros. Com a aferição dos resultados será possível mensurar a efetividade dos protocolos preventivos adotados pela Corporação, para dar prosseguimento às práticas de assepsia, uso de máscaras, luvas e demais equipamentos para proteção pessoal e proteção das vítimas, mantendo tanto os bombeiros como seus familiares e a população livres do risco de contaminação pela Covid-19.