Em conjunto com a Prefeitura de Patos de Minas, Defesa Civil, Câmara dos Vereadores, Tiro de Guerra e o Procon, o 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM) participou da campanha denominada "Patos Solidária".

O Batalhão de Bombeiros apoiou na campanha, sendo um dos pontos para recebimento de donativos, e com a utilização de um caminhão baú da unidade, empenhado para transporte das doações entre os pontos de doação até o centro de triagem e despacho, sendo um importante recurso logístico para a campanha de ajuda humanitária aos irmãos do Rio Grande do Sul.

Com o grande apoio da população, somente da unidade de bombeiros foram despachados 4 caminhões baú com donativos encaminhados para o centro de triagem.