Bombeiros de Montes Claros registram aumento na captura de animais silvestres

Início / Notícias Criado em: 26-04-2021 às 11h:25

O 7° Batalhão de Bombeiros (7°BBM) com sede em Montes Claros e frações nas cidades de Januaúba, Januária, Salinas e Francisco Sá registrou no primeiro trimestre desse ano, um aumento de mais 30% nas ocorrências de captura de animais silvestres na região.

As cobras estão no topo do ranking, como o animal silvestre mais capturado, e as espécies mais comuns são : Jibóia; cascavel; caninana e a cobra cipó. Foi registrado também o resgate de jacaré, ouriço-cachaeiro, garça, gambá de orelha preta (Saruê), papagaios e corujas.

De acordo com a bióloga Thallyta Maria Vieira, esse aumento se deve ao aumento da urbanização e dos impactos ambientais, potencializado pelo período de reprodução dos animais (primavera e verão).

A diminuição da atividade humana nas cidades, decorrente da pandemia, também pode contribuir. Cada vez mais espécies silvestres estão adaptando a área urbana em busca de alimento e abrigo. Para estabelecer estratégias direcionadas a saúde única que possibilite uma melhor convivência entre as espécies silvestres, domesticas e o homem, antes é preciso realizar estudos que permitam compreender melhor essa interação.

A bióloga diz ainda que a maioria dos animais são inofensivos, tornando-se agressivos quando se sente ameaçado e acuado. Que o correto é acionar o Corpo de Bombeiros para efetuar a captura e a devida destinação do animal.

O corpo de Bombeiros recomenda que ao avistar um animal silvestre em risco, ligue imediatamente para o número 193, descreva as características do animal e mantenha a vigilância a uma distância segura. Não tente capturar, não faça movimentos bruscos e não agrida o animal.