No período de 27 de novembro a 08 de dezembro, o Quarto Comando Operacional de Bombeiros realizou o Credenciamento de Mergulho para os militares da sua área de articulação. O credenciamento objetivou capacitar os militares para atuarem em ocorrências e operações que ensejam o uso de técnicas de mergulho livre e autônomo.

O mergulho e salvamento aquático abrangem um vasto campo de atividades, variando muito em complexidade, recursos requeridos, e, principalmente, grau de risco a que são submetidos os Bombeiros Militares. O sucesso nas operações, das mais simples às mais complexas, está sempre vinculando à capacidade técnica dos mergulhadores, à sua preparação, ao grau de conhecimento da doutrina de todo o pessoal envolvido e à correta utilização dos recursos logísticos disponíveis.

O credenciamento em mergulho está vinculado ao eixo estratégico de excelência no atendimento do Plano de Comando do CBMMG e foi motivado para que seja perene a capacitação dos militares, principalmente das frações destacadas, para que haja uma capilaridade de profissionais qualificados.

Durante os 10 dias de Credenciamento, foram formados 16 militares lotados nas cidades de Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas, Três Marias e Diamantina, tendo os mesmos recebido instruções de mergulho livre (sem uso de equipamentos), mergulho equipado, técnicas e táticas de buscas submersas, inclusive no período noturno, além de práticas de mergulho na Cachoeira do Curiango, município de Itacambira, e na barragem da Copasa no Município de Juramento.

Na solenidade de encerramento do credenciamento, o Comandante do 4º COB, Cel Tóffoli, destacou a importância da capacitação constante dos bombeiros militares para uma melhor prestação de serviço para a sociedade, além da adoção de técnicas atualizadas e seguras nas operações.