Na manhã desta quinta-feira (21), o 4º Comando Operacional de Bombeiros e o 7º Batalhão de Bombeiros Militar, em colaboração com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres de Belo Horizonte e a 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas, juntamente com a Eco 135, realizaram com sucesso uma simulação de resposta a um incidente químico na BR-135, especificamente no KM 375, próximo ao posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) em Montes Claros.

Nesta simulação, inserida na Semana Nacional de Trânsito, os participantes executaram uma série de atividades de resgate, focalizando vítimas afetadas por um vazamento de produto químico, neste caso, etanol, que estava sendo transportado por uma carreta. O cenário foi cuidadosamente planejado, com a delimitação de zonas de atuação estratégicas, a instalação do Sistema de Comando em Operações (SCO) para otimizar a gestão da ocorrência e o atendimento a múltiplas vítimas, com o apoio fundamental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da concessionária Eco 135, da Ambipar, Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Esta ação simulada demonstrou a eficiência e a capacidade de resposta das equipes de emergência em situações de incidentes químicos, enfatizando a importância da colaboração entre diferentes agências para garantir a segurança e o bem-estar da população. Através do treinamento e da cooperação eficaz, os órgãos se sentem mais preparados para atuação em situações reais envolvendo produtos químicos.