Bombeiros de Montes Claros orientam população de risco em virtude de chuva constante na região

Início / Notícias Criado em: 04-03-2021 às 18h:05

Em virtude da grande quantidade de chuva que caiu em Montes Claros em no mês de fevereiro o 7º Batalhão de  Bombeiros Militar ( 7º BBM), juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade, realizaram uma ação conjunta de orientação a moradores da Vila São Francisco de Assis.

A população foi orientada sobre como agir em casos de tempestades e fortes chuvas, com o objetivo de se evitar tragédias e perdas de vidas em caso de desastre.

O bairro, que possui diversas residências vulneráveis localizadas em áreas de risco, recebeu atenção especial dos órgãos, que além das orientações, realizaram o monitoramento das encostas e taludes.

Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o pluviômetro instalado na cidade registrou nos 20 primeiros dias de fevereiro, 369 mm de chuvas, sendo que a média histórica para o mês é de apenas 94 mm. Ainda durante todo mês de março, os bombeiros estarão monitorando os principais locais de risco na cidade.

O foco do novo paradigma de Proteção e Defesa Civil é investir na prevenção dos desastres, preparação dos órgãos e população, além da mitigação dos seus efeitos, que devem ser mais brandos e a resposta mais organizada.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros cumpre sua missão constitucional promovendo a Gestão do Risco de Desastre.