Buscando proporcionar maior segurança à sociedade, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais intensifica a preparação dos seus militares para atuarem de forma a prevenir eventuais afogamentos. Nesse sentido, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar que atende toda região Norte de Minas está promovendo para os seus militares, treinamento e atualização em Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento Aquático, Mergulho e Prevenção contra Incêndio e Pânico.

Durante o Carnaval 2024, o Corpo de Bombeiros Militar irá disponibilizar seus militares para realização do serviço de Guarda-Vidas nos principais balneários do Norte de Minas, além da região de Diamantina e Represa de Três Marias.

O período em questão acende um alerta para os casos de afogamento e acidentes, uma vez que no período festivo, tradicionalmente ocorre uma grande movimentação de pessoas para balneários, rios, lagos e cachoeiras.

O afogamento é a 3ª principal causa de morte entre pessoas de 5 a 14 anos.

Estão participando do treinamento os Bombeiros de Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiuva, Janaúba, Januária e Salinas.

A corporação orienta sobre a importância da cultura de auto-proteção, que objetiva evitar ações e atitudes inseguras.