Bombeiros de Minas vencem no 2° Bombeiro de Aço do CBMMS

Início / Notícias Criado em: 10-05-2022 às 14h:38

Uma delegação de 10 bombeiros militares de Minas Gerais participaram, neste último sábado (7), do 2° Bombeiro de Aço, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS), na cidade de Campo Grande. Essa é a prova de bombeiros mais tradicional do país, tendo o evento sido realizado no Parque das Nações Indígenas e reunido 86 militares representantes de 13 corporações de bombeiros do país.

Vestindo equipamento de proteção individual e respiratória próprias para incêndio, o competidor simula as demandas físicas do combate a incêndio urbano da vida real, realizando uma série de tarefas como subir uma escadaria de um prédio de quatro andares carregando mangueira, executando um arrombamento de estrutura, combatendo um incêndio e resgatando uma vítima representada por um boneco de 80 Kg por 30 metros, computando tempo dentro de regras específicas.

A delegação de Minas Gerais contou com militares de diferentes unidades do estado como Divinópolis, Juiz de Fora, Uberlândia e Belo Horizonte.

O tenente Daniel William Simião Bridi, diz ser uma prova desafiadora e que “ter contato, pela primeira vez, com a prova e completá-la, traz um misto de sensações que vão desde o nervosismo e ansiedade, até o pensamento de dever cumprido e de vontade de treinar cada vez mais forte para representar melhor em uma próxima oportunidade.”

A competição busca estimular a aptidão dos bombeiros militares e demonstrar ao público o rigor da profissão. Além de promover, treinar, melhorar e aperfeiçoar a execução das técnicas utilizadas no cotidiano, a prova ressalta o valor institucionalmente estabelecido da higidez física e do condicionamento físico. É ainda uma oportunidade de integrar bombeiros militares de outros estados, promover a troca de experiências e networking.

Homenagem

Neste ano, a equipe de Minas Gerais recebeu o nome de Equipe Bombeiro de Aço "Tenente Grazielle Ferreira" em homenagem à tenente Grazielle Cristina de Souza Ferreira, que servia em Uberlândia, e faleceu em um acidente de trânsito em 2020, quando deslocava para Belo Horizonte. Ela completaria, na semana do evento, 32 anos de idade e, em 2019, no Bombeiro de Aço do XIX Senabom, no Maranhão, ela foi a última atleta mineira a subir no pódio, nesta competição.

O exemplo dela motivou os bombeiros militares mineiros a participarem desse evento, no retorno das competições suspensas em razão da pandemia de Covid 19. “Foi desafiador concorrer com outras 26 mulheres competidoras de vários estados e que há três anos recebeu uma missão da Ten Grazielle, in memorian, de ficar entre as melhores Bombeiras do Brasil, o sonho e a missão se concretizaram, mas o desafio de alcançar o 1° lugar ainda não", disse a sargento Elaine Cristina de Oliveira, do 1º BBM, que ama e tem orgulho de sua profissão.

Na ocasião da abertura do evento, uma homenagem foi feita à tenente Grazielle com a leitura de palavras em sua memória e a entrega simbólica da camisa da equipe de Minas Gerais ao coronel Huesley Paulo da Silva, atleta mais antigo presente.

Premiação

A competição premiou os cinco menores tempos gerais masculino e feminino, independentemente da idade. Além disso, premiou os três melhores tempos de cada uma das 4 categorias.

A delegação de Minas Gerais, ganhou o 5° lugar geral feminino (sgt Elaine, 1BBM), o 1° lugar categoria mais de 50 anos masculino (sgt Jacovine, 4BBM), o 3° lugar feminino de 40 a 50 anos (sgt Valdirene, 10BBM) e 3° lugar feminino de 30 a 40 anos (sgt Karine, 3BBM).

Os demais atletas, que eram da categoria masculino 30 a 40 anos, conseguiram ótimas posições dentre os 33 atletas concorrentes nesta mesma faixa: nas posições de 7° (sgt da Silva, DRH), 8° (sgt Campos, 1BBM) 10° (tenente Bridi, 4ºBBM) e 12° (sgt Costa, 5° BBM).

O sargento Sidicrei Laureano Jacovine, do 4º BBM, com 52 anos e quase 29 anos de efetivo serviço prestado ao CBMMG foi campeão de sua categoria, mostrou que a idade não é limitadora para a competição e disse sentir-se muito honrado em poder participar e representar a nossa Instituição nesta competição tão tradicional.

A Comitiva contou ainda com a coordenação e apoio técnico do Ten Manoel (Bemad) e do Sgt Adonias (10ºBBM) que acompanharam e apoiaram a equipe. Ainda para este ano, já estão confirmadas mais duas etapas da prova: em Palmas (TO) organizada pelo CBMTO, em agosto e em outubro, durante o XX Senabom, em São Paulo.