O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado, neste sábado de Natal (25), para apoiar as ações de busca e salvamento e também apoio humanitário em resposta aos intensos eventos hidrológicos que afetaram o estado da Bahia nos últimos dias.

As ações serão integradas com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e demais órgãos de defesa civil do estado e do governo federal para a execução de atividades relativas à busca e salvamento e demais ações assistenciais.

A Operação Integrada teve início no dia 25 de dezembro, na cidade de Ilhéus, e contou com o apoio da aeronave Arcanjo 02 e de uma tripulação formada por cinco bombeiros, além de mais três guarnições que seguiram por terra, totalizando uma equipe de 16 bombeiros militares mineiros.

Equipamentos

Além da experiência em grandes eventos catastróficos, os militares mineiros levam na bagagem equipamentos diversos de salvamento como cesto de aeronave para remoção de pessoas ilhadas, carretinha de transporte, 1 bote e 1 barco. A comitiva do CBMMG também leva 2 geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, HTs Tait para comunicação e 1 aeronáutico, ração de campanha e combustível.

Principais atividades até o momento:

25/12

Definição do empenho, briefing, deslocamento das esquipes e ouso em Porto Seguro para iniciar as primeiras ações de socorro.

26/12

Equipe aérea decola de Porto Seguro para Ilhéus para o resgate de pessoas ilhadas na Cidadela, total de pessoas. Mais tarde, os bombeiros seguiram para Itabuna para realizar o transporte de água para o Presídio da cidade.

Prioridades para o terceiro dia (27/12)

- Continuidade do deslocamento para Ilhéus;

- Reconhecimento nas cidades de Itambé, Itapetinga e Itororó;

- Retirada de árvore em rodovia;

- Criação de acesso em ponte para extração de pessoas de comunidade em Itambé;

- Retirada de veículos presos em estrada inundada;

-  Chegada da Equipe Terrestre no Posto de Comando em Ilhéus;

Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Há algumas semanas, o CBMMG também precisou intensificar as ações no Vale do Jequitinhonha e Mucuri devido a situação crítica que se instalou na região após fortes tempestades.

O volume intenso de chuvas que atingiu a região do Vale do Jequitinhonha provocou alagamentos, desabamentos e enchentes em várias cidades do entorno. Razão pela qual, o Corpo de Bombeiros, numa ação conjunta com a Defesa Civil Estadual e outros órgãos, instalou o Sistema de Comando de Operações (SCO) na quinta-feira (9), em várias cidades.

Os bombeiros militares atuaram principalmente nas cidades de Itaobim, Águas Formosas, Conselheiro Pena, Cuparaque, Goiabeira, Fronteira dos Vales, entre outros locais mais atingidos pelas enchentes e alagamentos.

Foram mais de duas semanas atuando no salvamento de pessoas ilhadas, construção provisória de pontes e acessos, abrigos provisórios, remoção de famílias e apoio às ações dos governos locais. Também foram realizados trabalhos de vistorias, monitoramento, levantamento das áreas de risco e orientações à população da cidade e região.

Vários municípios decretaram estado de calamidade pública e o Corpo de Bombeiros permanece monitorando as áreas de risco e regiões mais afetadas, visto que as chuvas devem continuar no Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Os eventos mais intensos ocorreram na última quinta-feira (23) e a situação permence sem alteração significativa. De ontem pra hoje (28), a região de Salinas foi novamente afetada pelas chuvas e nossos militres seguem para o município para verificar a real situação e a necessidade de intervenção.