Entre os dias 23 e 25 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participou do I Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (I Conesv), no município de Serra - Espírito Santo, juntamente com diversos representantes dos Corpos de Bombeiros de 16 estados brasileiros. Além de competições operacionais de salvamento veicular e trauma, o evento também contou com painéis e workshops técnicos sobre novas tecnologias e integração das ações para enfrentamento aos sinistros de trânsito.
O CBMMG foi representado pelo major Jonas Braga Link, da Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI), que atuou na coordenação e mediação do painel do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), bem como na representação do Comitê Nacional de Salvamento Veicular (Conasv) do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom).
Além disso, a Comitiva foi integrada pelas observadoras da organização e estrutura do evento: capitã Diana Wanderley Janhan Sousa e capitã Elen Carvalho, também da DAI, que acompanharam os bastidores das provas de trauma e das inovações dos painéis e workshops do congresso, de modo a observar oportunidades de aprimoramento dos eventos que têm intersecção do salvamento e do trauma em Minas Gerais.
Nesse I Conesv, foi realizada também a 7ª edição do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, com a participação inédita das duas equipes mineiras campeãs dos dois desafios estaduais de Salvamento Veicular de Minas Gerais, realizados em 2024 e 2025. As equipes do CBMMG foram compostas por integrantes do Comando Especializado de Bombeiros (CEB) e do 4° Comando Operacional de Bombeiros. Confira a lista de competidores:
Integrantes do CEB, do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad) e Batalhão de Operações Aéreas (BOA): tenente Jaqueline dos Santos, sargento Armstrong Pedroza, sargento Wesley Menon, sargento Matheus Ferreira da Silva, sargento Guilherme Almeida Fraga, cabo Pablo de Oliveira Fonseca e soldado Júlia Ubaldo Nascimento.
Integrantes do 4° Comando Operacional de Bombeiros (4°COB) (7°BBM e 6° Cia Ind): tenente Laércio Rodrigues Leite, sargento Guilherme Alves Queiros Souza, sargento Breno Fernandes Teixeira, cabo David Souza Lima, cabo João Carlos Cordeiro Santos, cabo Luiz Cláudio da Silva Fróes e cabo Luiz Gustavo Ferreira Rego.
Nesse desafio nacional de salvamento veicular, 24 equipes de todas as regiões do Brasil, realizaram duas provas de atendimento a vítimas de sinistros veiculares em simulações de alta complexidade, que exigiram muita técnica e conhecimento por parte dos competidores.
As equipes do CBMMG obtiveram resultados expressivos, tendo os militares do CEB ficado na 1ª colocação como equipe em desenvolvimento, o que posteriormente foi revisto pela organização, com o reposicionamento entre as oito melhores equipes experientes do Brasil. O 4°COB, iniciante em competições nacionais, alcançou a 2ª colocação na classificação entre as equipes em Desenvolvimento do país.
Eventos dessa natureza criam oportunidades na busca de novos conhecimentos, uma vez que congregam as mais recentes tecnologias, produtos, serviços, experiências, além de ampliar e fortalecer a rede de contatos, fatores que contribuem para o aperfeiçoamento de habilidades e o desenvolvimento profissional.
Por fim, reforça-se a importância dessa participação de bombeiros militares que atuam em atendimentos reais e nas instruções para a tropa durante o TPB e cursos de qualificação tanto na RMBH, quanto no interior do estado. Esse protagonismo fortalece a representativa desses militares e orienta a melhoria contínua e o aprimoramento técnico da atuação nas atividades de salvamento veicular e APH.
- Fotos do I CONESV:
- https://drive.google.com/drive/folders/12hPHVXg-NZswR3m4phD-lWTSzkhWJvcZ?usp=sharing
- Transmissões do evento no Youtube:
- Vídeo 1° dia de prova - Youtube: Link 1ºdia
- Vídeo 1° dia de prova - Youtube:: Link 2ºdia
- Vídeo 3° dia de prova - Youtube:: Link 3ºdia