Bombeiros de Minas participam de curso com militares de outros estados

Início / Notícias Criado em: 07-10-2021 às 15h:26

Encerrou-se hoje (07), no 8°Batalhão de Bombeiros Militar (Uberaba), o curso de Busca de Restos Mortais. O curso teve duração de 04 dias e foi ministrado pelos militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina, instrutores de referência nacional com experiência em diversos desastres, inclusive no desastre de Brumadinho.

O curso teve como objetivo ensinar os militares a condicionar seus cães a encontrar restos mortais, independente do meio em que estejam. Após os treinamentos, os cães serão capazes de detectar restos mortais em meio a escombros de estruturas colapsadas ou que estejam submersos em água. Além disso, estarão aptos também a identificar restos mortais até mesmo em situações de soterramento, como foi largamente empregado nas fases iniciais da atuação na já citada tragédia do rompimento da barragem em janeiro de 2019.

Além do 6°Pelotão de Busca e Resgate e Salvamento com Cães (6°PBRESC) da cidade de Uberaba, participaram as unidades caninas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) do 5°BBM/Uberlândia, 7°BBM/Montes Claros, 9°BBM/Varginha, além de 01 Oficial do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro designado para acompanhar o curso. Ao final do curso, os militares encontram-se melhores capacitados a atender ocorrências relativas à Busca de Restos Mortais, resultando em considerável diminuição do tempo resposta e consequentemente na prestação de um melhor atendimento à sociedade em caso de necessidade.