No último dia 11, cerca de 30 militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participaram de uma atividade de subidas de escadarias totalmente equipados.

O evento, denominado WTC Tribute, consistiu na simbólica subida pelas escadas do prédio mais alto de Minas Gerais, o Edifício Concórdia Corporate, localizado em Nova Lima - MG, totalizando 110 andares de ascensão vertical. A escalada foi feita com o equipamento completo de combate a incêndio urbano (cerca de 25kg de equipamento), simulando as condições enfrentadas pelos bombeiros no dia do colapso Torres Gêmeas do World Trade Center.

A iniciativa busca honrar os 343 bombeiros que morreram no cumprimento do dever, além de reforçar os valores de solidariedade, coragem e compromisso com a vida que unem corporações de bombeiros em todo o mundo.

“Mais do que uma homenagem, o WTC Tribute é um momento de reflexão sobre o papel do bombeiro na sociedade, e um tributo àqueles que deram a própria vida em prol do próximo”, destaca o Tenente-Coronel Cosendey, comandante do BEMAD.

O WTC Tribute também integra uma série de ações de valorização da memória institucional e aproximação com a comunidade, mostrando à sociedade a importância da preparação e do espírito de sacrifício que caracterizam a atuação dos bombeiros, especialmente em situações de grande complexidade, como na atuação em desastres.