Ocorreu entre os dias 29/08 e 01/09, em Brasília/DF, o 1º Seminário Internacional de Investigação de Incêndios e o 2º Seminário Nacional de Perícia de Incêndio. Os eventos contaram com a participação de representantes do CBMMG, membros do Grupo Temático Operacional de Perícia de Incêndio.

Durante os quatro dias de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por especialistas renomados tanto no cenário nacional quanto no internacional. Entre os temas, foram abordadas técnicas avançadas de investigação de incêndios, análise forense de materiais inflamáveis e prevenção e combate a incêndios florestais, além de estudos de casos, como o realizado no sinistro da Boate Kiss sob a perspectiva da investigação de incêndio.

Em um direcionamento voltado para a expansão da atividade de perícia, com lastro nas normas americanas NFPA 921, NFPA 1033 e a NFPA 1321, foram apresentadas aos participantes as ações desenvolvidas nacionalmente para o aprimoramento e reconhecimento dos atores brasileiros no cenário mundial, com especial atenção às certificações existentes e como obtê-las.

Além das palestras realizadas, a comitiva do CBMMG teve a oportunidade de participar de oficinas interativas, nas quais os militares puderam não somente visualizar procedimentos, mas também executá-los, destacando-se a execução de uma investigação de um incêndio simulado, a exemplificação e criação de fenômenos termoelétricos e também a estruturação de aparatos de monitoramento de incêndios. Essas oficinas proporcionaram aos militares o aprofundamento no aprendizado, culminando no aprimoramento da capacidade de investigação de incêndios.

A capacitação permanente dos militares do CBMMG é uma constante e caminha com a recém implementação da atividade de Perícia de Incêndio na Corporação, tendo como meta a melhoria contínua de todo o processo de gestão da Segurança Contra Incêndio de Minas Gerais para entrega à sociedade mineira de um serviço de excelência.