Diante dos novos alertas emitidos para chuvas e cheias com acúmulo de até 200 milímetros no Rio Grande do Sul, estado que já vinha sofrendo diversas devastações, os bombeiros militares de Minas foram acionados para apoio local. Após tratativas entre os governos estaduais, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) partiu neste último domingo (15), para oferecer suporte à busca por desaparecidos no Vale do Taquari, na faixa central do RS.

A equipe mineira é formada por quatro militares e três cães de salvamento. Dada a vasta extensão da área atingida e com cinco vítimas ainda por localizar, o trabalho exigirá rodízio entre as equipes de busca com cães. O CBMMG prestará apoio com essa equipe de 17 a 23 de outubro. Após essa data, uma segunda equipe, com a mesma quantidade de militares e cães, assumirá a continuidade dos trabalhos até 30 e outubro.

As equipes levaram, além dos cães, equipamentos exclusivos para auxílio nas buscas. Os militares irão atuar de forma integrada aos bombeiros do Rio Grande do Sul e à equipe de salvamento local para otimizar o esforço de localização das vítimas desaparecidas.

Experiência

Os binômios (cão + condutor) selecionados foram recentemente submetidos a um rigoroso exame de Certificação Nacional. Eles passaram por avaliação de árbitros de outras instituições e se destacaram nas habilidades de busca por vítimas em diversas situações.

A equipe direcionada possui experiência pela atuação em diversas missões, como as operações envolvendo o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, no deslizamento de encosta em Petrópolis, além dos eventos hidrológicos e geológicos ocorridos na Região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco.

Perfil

A equipe mineira optou por fazer a viagem de viatura para oferecer mais comodidade aos cães e evitar o estresse provocado pelas viagens de avião, a fim de que os animais cheguem ao destino com a melhor condição física e cognitiva para a atividade de busca.

Conheça o perfil da equipe mineira que irá atuar em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul:

Bombeiros

Os quatro bombeiros militares designados para representar o CBMMG nesta missão possuem amplo conhecimento sobre atividades de busca e salvamento com cães em situação de desastres. Conheça um pouco mais sobre eles:

Tenente André Monteiro de Castro Silva Dutra - Comandante do Pelotão de Busca, Resgate e   Salvamento com Cães, há três anos, possui larga experiência na atuação de desastres, tendo   coordenado as atividades de busca e salvamento com cães, na Operação Brumadinho, em 2019.   Atuou também, no desastre de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 2022. Possui 9 anos de serviço   no CBMMG e curso de especialização em Busca e Resgate com Cães, Busca e Resgate em   Estruturas Colapsadas, nível avançado e Mergulho Autônomo.

Cabo Geovane Arduini Ramalho de Souza - Há 9 anos no CBMMG, e 3 anos e meio no Pelotão de   Busca Resgate e Salvamento com cães, da cidade de Uberaba, o militar possui especialização em   Emergências Médicas e destacada experiência em desastres, tendo atuado na Operação Brumadinho   e ocorrências que exigiram a busca com cães no triângulo mineiro.

Cabo Aladir Gonçalves de Oliveira Júnior - Integrante mais experiente da equipe em relação ao   trabalho com cães, em tarefas especializadas, atua nessa área há 9 anos, desde seu ingresso   no CBMMG, como soldado. O militar já treinou diversos cães de busca e salvamento e atuou em   conjunto com a cadela Anubis na operação Brumadinho e com o cão Chronos na tragédia de   Petrópolis, em 2022. Possui especialização em Busca e Resgate com Cães (Cbresc).

Soldado Igor Rodrigues Moreira - Com 6 anos de serviço no CBMMG, atua há 1 ano no Canil,     conduzindo a cadela Kali, que é a única do CBMMG com certificação em todas modalidades de   busca em relação a pessoas vivas e restos mortais. Possui formação específica em desastres com   especialização em Busca e Resgate com Cães, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

Cães:

Chronos é da raça Pastor Belga de Malinois, tem seis anos e atua em Belo Horizonte há pelo menos   cinco. Esta raça trabalha com odor específico, já esteve nos trabalhos de busca no rompimento da   barragem em Brumadinho, nas chuvas que atingiram o Recife e nos deslizamentos de terra no Rio   de Janeiro. Agora, ele segue para sua terceira missão fora do estado, no Rio Grande do Sul. Seu   condutor é o cabo Aladir.

A pastor alemão, Kali, tem quatro anos e também é de Belo Horizonte. A particularidade da raça   apresenta habilidades de encontrar vítimas fatais ou com vida. Ela já participou de várias       ocorrências de busca e salvamento em Minas, principalmente no interior. Seu condutor é o soldado   Moreira.

Já a cadela Agnês, com sete anos, também é da raça Pastor Belga de Malinois e atua no Triângulo   Mineiro pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Uberaba. Ela também atuou em   Brumadinho e segue para o segundo empenho fora do estado. O condutor é o cabo Arduini.

Os binômios (cão e condutor) selecionados foram recentemente submetidos a um rigoroso exame de Certificação Nacional. Eles passaram por avaliação de árbitros de outras instituições e se destacaram nas habilidades de busca por vítimas em diversas situações.