Na manhã da última quinta-feira (05), bombeiros de Januária ministraram uma palestra sobre segurança e prevenção de acidentes na praia do Rio São Francisco em Januária, para alunos de 4 a 5 anos de idade, do Cemei Dulce Tupiná Bastos, do Distrito do Brejo do Amparo.

Com o objetivo de divulgar e fomentar a cultura de autoproteção e prevenção, os militares chamaram a atenção da turma para as diversas situações que propiciam o risco de acidentes, como o afogamento, linha de cerol e também o risco de insolação, bem como as maneiras de evitá-los.

Com ênfase na conscientização, foram repassadas orientações e dicas preventivas para que os alunos não se exponham ao perigo como não nadar sozinhos, não frequentar lugares que não possuem guarda-vidas, usar colete salva-vidas, respeitar a sinalização, dentre outras.

Por fim, de forma lúdica, mesclando aprendizagem e diversão, os bombeiros desenvolveram com os alunos dinâmicas coletivas, onde a turma aprendeu como proceder em caso de algum incidente ou afogamento em piscinas, rios e lagoas. Os ensinamentos culminam em comportamentos seguros que contribuem para diminuir o elevado número de mortes de crianças por afogamento no Brasil.

Fotos produzidas com o consentimentos dos pais.