Na manhã desta quinta-feira (18), o Sétimo Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba realizou um simulado de atendimento de acidente automobilístico com vítima presa em ferragens. O evento ocorreu na cidade de Janaúba-MG, em frente à praça Doutor Rômulo Sales de Azevedo, um dos pontos mais movimentados do município. Deste modo, chamou a atenção de pessoas que transitavam no local, que pararam para assistir atentamente os trabalhos integrado das equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Polícia Militar e Polícia Civil.

O simulado ocorreu em virtude do movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, denominado "Maio Amarelo". Este ano é a 10ª edição do evento no Brasil com o seguinte tema: “No trânsito, Escolha a Vida”.  A Campanha foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Na ocasião, foi simulado um acidente automobilístico de um veículo que ao passar pela rotatória da via em alta velocidade, o motorista perdeu o controle da direção do automóvel e capotou no meio da pista, ocasionando ferimentos com várias lesões, além de fratura de tíbia e fíbula no condutor, que também ficou preso às ferragens.

De maneira coordenada com as equipes de segurança envolvidas na ocorrência, os bombeiros realizaram a estabilização do veículo com utilização de ferramentas específicas, realizaram cortes na lataria e o rebatimento do teto do veículo, a fim de acessar e retirar a vítima com a prioridade máxima da restrição dos movimentos da coluna. Ao ser retirada, a vítima recebeu o atendimento pré-hospitalar pela equipe do resgate da corporação em sintonia com a equipe do serviço de atendimento móvel de urgência - Samu.

Ainda na cena, como forma de demonstrar os riscos envolvidos em um atendimento dessa natureza, bem como a importância em manter o isolamento do local, o veículo acidentado incendiou, e a guarnição da viatura de combate a incêndio, atuou rapidamente na eliminação das chamas, com uso de técnicas para extinção de incêndio em automóveis.

Em ação conjunta e integrada, a Polícia Militar realizou as atividades no isolamento da ocorrência e no controle do trânsito, garantindo a segurança na cena e para as equipes envolvidas no atendimento da ocorrência.

Seguindo o desfecho da atividade, a Polícia Civil atuou realizando a atividade de perícia do acidente e autorização para remoção do veículo acidentado e liberação da pista.

O objetivo do simulado foi estimular nas pessoas a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias, ações que podem diminuir os números de acidentes de trânsito.