Entre os dias 17 e 20 deste mês, bombeiros do 8° Pelotão de Bombeiros Militar, em Januária, ministraram um treinamento de primeiros socorros para cerca de 200 alunos do curso técnico em enfermagem, do projeto Trilhas do Futuro, no Centro Educacional e Laboratório de Cultura (CEDULC) de Brasília de Minas.

O treinamento contemplou três turmas do 1° período e outras três turmas do 3° período do curso. Com o intuito de levar para os alunos a experiência prática de primeiros socorros em casos de emergências fora do ambiente hospitalar, o treinamento abordou os princípios dos primeiros socorros, e o passo a passo da avaliação e tratamento das principais lesões ameaçadoras da vida em vítimas de emergências clínicas e traumáticas.

Durante os quatro dias, através do método veja e pratique, os alunos conheceram e treinaram técnicas de avaliação do paciente, contenção de hemorragias, manobras de reanimação cardiopulmonar e de desobstrução de vias aéreas.

A instrução destacou para as turmas as principais condutas e procedimentos que o prestador de primeiros socorros deve adotar a fim manter as funções vitais e evitar o agravamento das condições do paciente diante de qualquer emergência.