Bombeiros de Itaúna se despedem de cão sentinela que vigiava quartel

Início / Notícias Criado em: 03-06-2022 às 10h:00

A curiosa história do cão Bartô, um simpático vira lata caramelo que, mesmo sem receber treinamento ajudava os militares a cuidar da segurança do quartel de Corpo de Bombeiros de Itaúna. Quem conta essa história é a Cabo Luciana, militar do setor de prevenção da fração.

Há cerca de 8 anos, todos os dias, sempre por volta das 17h30, Bartô surgia de algum lugar e vinha correndo, quase galopando pra passar a noite no quartel do Corpo de Bombeiros em Itaúna.

Mesmo sem saber a importância da função e mesmo sem receber nenhum tipo de treinamento, ele assumiu o posto de ser nossa sentinela. Ao anoitecer, ele mantinha o estado de alerta, e às vezes, quando avistava alguma movimentação estranha, até colocava algumas pessoas para correr. E como todo bom cachorro, de vez em quando, ele gostava de correr atrás de motociclistas (que eles nos perdoem por isso), mas ele sempre parava quando algum de nossos militares chamava a atenção dele, onde quer que estivesse.

De uma forma curiosa, ele aprendeu a distinguir uma moto comum de uma moto policial (dessas ele não corria atrás), da mesma forma que ele sabia a diferença de um carro normal para uma viatura. Deste modo, ele permitia a entrada de militares e mantinha afastados os estranhos. E era assim que Bartô cumpria sua missão de sentinela com maestria, enquanto nós cuidávamos dele, ele nos protegia todas as noites. Vez por outra, passava durante o dia para nos dar um olá.

Quem já veio ao nosso quartel ou passou pelas proximidades provavelmente já viu este carinha gente fina. Um cachorro de rua, bem conhecido aqui na região, sempre perambulando entre uma oficina e outra. Há uns oito anos, ele apareceu por aqui, foi chegando de mansinho, recebendo um pouco de comida daqui um carinho dali até que se tornou o Bartolomeu, nosso Bartô.

E assim, ele foi ganhando espaço no nosso quartel e em nossos corações, com direito a ter até um armário junto com os nossos na prontidão de incêndio para guardar as suas coisinhas, se adaptando à nossa rotina e construindo uma curiosa relação de apoio e cuidado.

A morte de Bartô causou uma comoção entre os militares da unidade de Corpo de Bombeiros de Itáuna com direito a homenagem nas redes sociais locais da instituição.

Nesta quarta-feira (1), com muita tristeza em nossos corações, nos despedimos do nosso amigo. Talvez agora ele esteja lá cuidando dos portões do céu, ou deitado na nuvem mais fofa, assim como era a sua caminha aqui.

Descanse em paz Bartô, você foi um bom bombeiro!