Bombeiros de Itabira realizam simulado em mina

Início / Notícias Criado em: 22-03-2022 às 08h:53

Na manhã da última quarta-feira (16), militares do 6º Pelotão de Bombeiros, juntamente com o SAMU-Itabira, participaram da execução do simulado de emergência da empresa Belmont Mineração, localizada no município.

Com planejamento em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT do Grupo Belmont, o simulado ocorreu no interior da mina subterrânea Oliveira Castro. O cenário escolhido foi a situação de queda de rochas sobre dois colaboradores, sendo que um deles simulando estar preso pelas pernas sob os escombros.

A dinâmica da simulação ocorreu da seguinte forma: ao ser constatado o acidente, um dos trabalhadores realizou o acionamento da sirene de emergência da mina para evacuação segura dos trabalhadores das frentes de operação até o Ponto de Encontro no exterior da mina.

Os brigadistas da empresa, que passaram previamente por formação ofertada pelo Corpo de Bombeiros Militar, realizaram a imobilização e posterior retirada do trabalhador que se encontrava ferido, porém não comprimido pela rocha.

Essa vítima foi conduzida pela ambulância da empresa e no trajeto interceptada pela Unidade de Suporte Avançado do SAMU que deslocou para o hospital.

Nesse momento, a guarnição BM, acionada após o acidente, chegou na mina e adentrou portando equipamentos de salvamento em estruturas colapsadas. Utilizando almofadas pneumáticas, que infladas podem suspender rochas que pesam toneladas, e um desencarcerador elétrico, capaz de empurrar grandes pedras, a equipe realizou a retirada da rocha dos membros inferiores do trabalhador, enquanto os socorristas do SAMU estabilizavam e medicavam a vítima.

O trabalhador foi removido com o uso da maca sked, um tipo especial de maca que envolve todo o corpo do socorrido, e transportada para atendimento médico.

Todas as ações foram supervisionadas pelos bombeiros militares para garantir o aprendizado e eficiência das ações dos trabalhadores. E, a fim de dar mais veracidade à situação, socorristas do SAMU efetuaram maquiagens realistas de ferimentos nas vítimas.

Ao fim da atividade, foram realizados os agradecimentos às equipes envolvidas, destacando-se os pontos positivos e negativos apresentados no simulado, buscando sempre o aumento da segurança dos trabalhadores e qualificação constante dos bombeiros militares em ocorrências complexas.