No início deste mês de agosto, militares da 6° Companhia Independente de Bombeiros Militar (6°Cia.Ind) realizaram um treinamento de salvamento em altura, com foco no acesso a vítimas em locais de difícil acesso. A atividade foi realizada na Serra dos Cristais, em Diamantina.A prática consistiu em treinar diversas técnicas de rapel e ascensão, incluindo a utilização do tripé como um dos métodos.
Foi realizada uma simulação de resgate, algo comum na região devido ao grande número de indivíduos que ficam perdidos em meio às trilhas. Um dos principais objetivos do treinamento é garantir que os militares executem as ações de salvamento de forma
Eficiente e segura, simulando o mais próximo possível as condições reais de atendimento de ocorrências em altura.
Dessa forma, a corporação busca aprimorar as habilidades e a preparação de seus integrantes para enfrentar os desafios característicos das operações de resgate em ambientes montanhosos e de difícil acesso. As atividades e oficinas desenvolvidas visaram simular ocorrências do serviço operacional nas quais é necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura, de forma a garantir maior segurança aos bombeiros e às vítimas em tais situações.