Visando implementar ações de prevenção e proteção às Unidades de Conservação no período mais crítico de estiagem, o Posto Avançado de bombeiros em Campos Altos, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), promoveu uma visita em fazendas na zona de amortecimento do Parque Estadual Campos Altos. Objetivo foi disseminar orientações ao público de cerca 50 pessoas da região para evitar incêndios em vegetação durante a temporada de seca.  

Os bombeiros e funcionários do IEF contaram também com o apoio do gerente do parque, Neimar, que se juntou às equipes com a missão de repassar orientações quanto à legislação de Incêndio Florestal. Além disso, eles aproveitaram a oportunidade para realizar a distribuição de materiais publicitários como panfletos, adesivos e folders do Corpo de Bombeiros Militar e do IEF, aliando informações práticas acerca da prevenção e preparação para o período de estiagem.

As ações fazem parte de um grande esforço da corporação em cumprir agenda do ciclo da defesa civil e determinação da força-tarefa Previncêndio de estabelecer iniciativas que visem a diminuição dos riscos de incêndios, conscientização e redução das áreas queimadas, bem como facilitar o seu combate em caso de ocorrências.

O planejamento prevê a priorização ao atendimento de ocorrências desta natureza, por meio da designação de escala especial de pelo menos sete bombeiros militares e dois especialistas do Núcleo de Incêndios Florestais, que estarão em condições para oferecer celeridade na resposta aos incêndios em vegetação.