Na última segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Segunda Companhia Independente, realizou um treinamento especializado sobre o manejo de animais peçonhentos. A capacitação, que contou com a participação de 20 militares, ocorreu na sede da unidade em Barbacena.

O curso foi ministrado pelo professor Fernando Martins Costa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Barbacena. Durante o treinamento, os bombeiros receberam instruções teóricas e práticas sobre a biologia e o manejo seguro de serpentes, aranhas e escorpiões. O principal objetivo foi aprimorar a habilidade dos militares para lidar com ocorrências envolvendo esses animais, garantindo maior segurança e eficácia no atendimento à população.

Nas aulas teóricas, os militares aprenderam sobre:

• A biologia das serpentes, os mitos e verdades relacionados a esses animais, e as características e reconhecimento das espécies de serpentes peçonhentas da região;
  • Ofidismo (acidentes com serpentes) e orientações gerais sobre como proceder em tais situações;
  • A biologia de aranhas e escorpiões, incluindo mitos e verdades, e as características e reconhecimento das espécies peçonhentas dessas classes encontradas na região;
  • Escorpionismo e araneísmo (acidentes com escorpiões e aranhas) e orientações gerais para atendimento a essas emergências.

Durante as atividades práticas, os bombeiros puderam:

• Observar espécimes fixados em formol para reconhecimento das espécies;
  • Aprender sobre os equipamentos de manejo e os EPIs necessários;
  • Praticar técnicas de manejo, resgate e soltura de serpentes, aranhas e escorpiões;
  • Identificar áreas adequadas para a soltura segura dos animais resgatados.

O treinamento teve como objetivo capacitar os bombeiros para atuarem de forma mais segura e eficiente em emergências envolvendo animais peçonhentos, contribuindo para a proteção da comunidade e a preservação da fauna local.