Ao conhecer o Memorial Tancredo Neves, o visitante pode observar diversos quadros, recortes de jornais e objetos relativos à vida e à carreira do político de São João del-Rei. Além desse rico acervo, é possível notar também alguns itens que, embora não façam parte da exposição, têm grande importância: os extintores de incêndio e as placas de sinalização para emergências.
Visando garantir o bom funcionamento do sistema de segurança contra incêndio e pânico, militares do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei realizaram, nesta quinta-feira, dia 24, uma vistoria no museu que homenageia o ex-presidente.
O prédio, localizado no Centro Histórico da cidade e tombado pelo patrimônio histórico nacional, reabriu para visitação na última segunda-feira (21), em virtude da celebração dos 40 anos da morte de Tancredo Neves. De acordo com a diretora administrativa, Carolina Ganem, desde a reabertura tem havido grande fluxo de visitantes, entre moradores locais e turistas, o que reforça a importância do bom funcionamento dos sistemas de proteção.
Segundo o sargento Christian, da equipe de prevenção de São João del-Rei, “foram sete anos sem atividades. Antes de fechar, o museu já contava com o AVCB — Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Nestes casos, é necessária a renovação do documento. Devido ao grande fluxo de visitantes, tomamos a iniciativa de fazer uma nova avaliação para garantir que todos os sistemas foram mantidos em perfeito funcionamento”. Ainda de acordo com o sargento, foram verificadas a presença de alarmes e extintores de incêndio, bem como a iluminação de emergência e as placas de sinalização.
“É de suma importância que este tipo de local ofereça condições seguras para todos os visitantes. Essas ações reforçam o compromisso do Corpo de Bombeiros com a segurança da população mineira e com a valorização da história e da cultura do Estado”, conclui Christian.