Algumas regiões do estado são propícias para a prática de esportes radicais, como é o caso de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A cidade sediou nesse último fim de semana, entre os dias 13 e 14 de fevereiro, além da Copa Valadares de Parapente, etapas dos campeonatos mineiro e carioca da modalidade.

O parapente é semelhante a um paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspenso. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical e por isso mesmo pode oferecer riscos para os participantes.

O 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM) atende habitualmente mais de cinco ocorrências relacionadas a prática do esporte por ano. Nesse sentido e visando a otimização da primeira resposta em caso de acidentes, neste ano, o 6º BBM se planejou para acompanhar o evento, a fim de reforçar as ações preventivas.

O campeonato

Privilegiada por abrigar o Pico da Ibituruna, montanha com 1.123 metros acima do nível do mar, a cidade é conhecida como a capital mundial do voo livre, devido as suas térmicas, ideais para a prática da atividade.

Competiram mais de 130 atletas de todo o Brasil, durante os dias do campeonato.

Mais uma vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, se fez presente, com a participação de 15 militares, garantindo a segurança dos atletas e frequentadores do evento esportivo. Felizmente, durante a competição, não foi registrada nenhuma ocorrência envolvendo os pilotos.