Bombeiros atendem ocorrência de resgate de vítima em local de difícil acesso

Início / Notícias Criado em: 29-07-2021 às 09h:09

Na tarde desta última segunda-feira, uma guarnição do 7° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Januária deslocou para atender uma ocorrência de resgaste e salvamento de vítima em local de difícil acesso, na região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, aproximadamente 38 km da cidade de Januária.

De acordo com o solicitante, um grupo de espeleólogos se encontrava em uma gruta da Serra do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em um plano de inclinação a cerca de 570m de altura da base do morro, quando uma das placas rochosas se desprendeu vindo atingir um dos membros da equipe, um homem de 40 anos.

No local, após estudo de situação foi montado o Sistema de Comando de Operações (SCO) e o plano de evacuação da vítima que contou com uma equipe composta por 5 Militares e 14 voluntários espeleólogos.

Munidos de EPIS, material de Salvamento em Altura e terrestre, a Guarnição progrediu até onde estava a vítima, próxima a entrada da gruta. Ele estava consciente e orientado, apresentando fratura exposta na perna direita, ferimento com sangramento na perna esquerda e um corte no queixo.

Após a equipe de bombeiros, estabilizar as fraturas, estancar os sangramentos e imobilizar o paciente em prancha rígida, o mesmo foi transportado até a unidade de resgate que se encontrava na área de espera próximo a base cume. Com uso de técnicas de salvamento em altura e terrestre, foi montado rotas para garantir a segurança da vítima e dos socorristas durante o deslocamento.

Após cinco horas de intenso trabalho, a vítima foi repassada em segurança para a equipe do Samu para ser conduzida ao hospital municipal de Januária.