Na última quarta-feira (23), na câmara de vereadores de Governador Valadares, aconteceu uma audiência pública que discutiu com entidades de classe, autarquias municipais e com as forças de segurança públicas do estado, medidas efetivas que busquem diminuir a incidência de acidentes de trânsito em Governador Valadares.

O subcomandante do 6° Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), major Flávio Augusto Marino de Souza, demonstrou através de uma apresentação, uma queda na série histórica de acidentes na cidade:

De acordo o Cinsp/CBMMG, no ano de 2021, ocorreram 689 acidentes, enquanto que em 2022 foram comunicados 500 atendimentos, apresentando uma redução para 311 neste ano. É importante ressaltar que houve uma diminuição de mais de 27% nos atendimentos entre os anos de 2021 e 2022. É válido destacar também que 83% dos incidentes envolviam bicicletas e motocicletas.

Em seu discurso, o oficial demonstrou aos presentes na reunião que as iniciativas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem contribuído para essa queda nos índices de acidentes na cidade.

Dentre as principais atividades, foi destacado ações de conscientização como campanhas de TV, panfletagem e palestras em escolas; participação da Instituição em campanhas como “Maio Amarelo”, dentre outras.

Outro ponto importante evidenciado pelo militar é que mesmo quando ocorrem os acidentes, os efeitos têm sido atenuados devido a presença de militares em pontos estratégicos, os chamados pontos base, uma vez que o tempo resposta é extremamente importante para a vítima nessas situações.

A audiência pública ganhou grande repercussão nas redes sociais e na imprensa local, mostrando o empenho do Corpo de Bombeiros e sua contribuição na conscientização da população por um trânsito mais seguro e por um atendimento cada vez mais eficiente.