Na última semana, no dia 03 de setembro, ocorreu na cidade de Três Corações a 45ª edição da Corrida Duque de Caxias, um evento promovido pela Escola de Sargento das Armas (ESA) e que encerrou as comemorações da Semana do Soldado.

Durante a corrida de 5KM, o Cabo Paulo Alberto Santos, representando o 9° Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (9ºBBM), sediado em Varginha, conquistou o 1° lugar no pódio masculino geral. A competição reuniu centenas de corredores da região, incluindo também a participação de atletas profissionais na categoria elite.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em seu Plano de Comando, ressalta a robustez física como um dos seus valores e dessa forma, fomenta a prática da atividade física dentro da corporação, visando um melhor condicionamento dos bombeiros para o cumprimento de suas missões e preparo para o Teste de Aptidão Física (TAF), o qual é realizado, anualmente, por todos os militares da instituição, com a finalidade de avaliar o condicionamento físico da tropa.

O CBMMG também incentiva a prática de atividades físicas pela sociedade, por meio da promoção de eventos esportivos como a Corrida do Bombeiro, a qual tem edições anuais em várias regiões do estado de Minas Gerais, e a Fire Race, a qual proporciona aos competidores, realizar provas de corrida e ciclismo em meio a um ambiente de natureza.