O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) recebeu na quarta-feira (20), e quinta-feira (21) uma comitiva do Comando de Operações Aéreas (COA), situado em Porto Velho, unidade pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), composta por três oficiais: tenente-coronel Francisco Pinto Andrade Júnior, capitão Márcio Bueno Leite e tenente Rosineide Medrado de Macedo Barbosa.

O objetivo da visita foi a necessidade de fomentar o intercâmbio de informações e experiências sobre operações aéreas de segurança pública, principalmente no que se refere ao serviço aeromédico e resgate entre as Instituições CBMRO e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Durante os dois dias de visita, foi realizada uma apresentação acerca do histórico do BOA contendo dados sobre a unidade, o número de atendimentos realizados, a frota existente, etc. Além disso, os bombeiros militares de Rondônia tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da unidade e sua rotina do serviço operacional. Também lhes foram apresentadas algumas das técnicas utilizadas durante ocorrências e lhes foi possível tripular a aeronave de asa fixa durante um atendimento.

“Temos o CBMMG como grande referência em operações aérea no setor público do Brasil, então solicitamos uma visita técnica com o objetivo de compartilhar e receber experiências nesse segmento. A unidade nos recebeu muito bem, e só temos a agradecer por essa oportunidade e lembrar que o CBMRO sempre estará de portas abertas para recebê-los quando solicitado.”, relatou o tenente-coronel Andrade Júnior, Gestor da Unidade Aérea Pública.

"Agradeço à equipe pela forma como fomos recebidos e pelo conhecimento que adquirimos durante a visita. Voltaremos a Rondônia e vamos aplicar o aprendizado que nos foi proporcionado, o que com certeza agregará positivamente nas nossas atividades aéreas. Mesmo sabendo que os militares têm suas funções operacionais e administrativas (assim como nós), eles se preocuparam sempre em nos acompanhar e nos deixar à vontade no Batalhão.", disse o capitão Márcio, Chefe de Operações.

"Sou casada com um mineiro, então tinha certeza que seria recebida com muito carinho e atenção pelos militares do BOA, e não me decepcionei. Fiquei lisonjeada com a forma como fomos tratados durante a visita e como todo o conhecimento nos foi transmitido. Gostaríamos de retribuir esse momento de alguma forma, então fica o convite para que os militares também nos façam uma visita em Rondônia. Esse compartilhamento de experiências é importantíssimo para que as atividades aéreas se tornem cada vez melhores e mais seguras.", destacou a tenente Rosineide, Gestora de Segurança Operacional,