Na oportunidade, também foi inaugurada a foto na galeria de ex-comandantes

Na última sexta-feira (17), seis militares concluíram o Curso de Comandante de Operações Aéreas CCOA 2023, sendo quatro deles do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e 2 militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

O CCOA tem como objetivo qualificar militares para as atividades de copiloto de aeronave, bem como exercer as diversas atribuições decorrentes da atividade aérea.

O curso, que tem malha curricular regulada pela resolução 1150, de 17 de agosto de 2023, é composto por 2 módulos, tem duração de 50 dias letivos e uma carga horária total de 358 horas-aula.

Durante a formação, os militares tiveram contato com disciplinas teóricas próprias da aviação e disciplinas operacionais com o viés da atividade aérea. Foi um período intenso de mais de 2 meses de curso, que exigiram grande esforço e sacrifício dos discentes.

A cerimônia de encerramento do curso marca a dedicação, compromisso e conquista dos alunos ao dominar as habilidades essenciais necessárias para essa área especializada, cabendo ressaltar a homenagem entregue pelo Comandante do BOA, tenente-coronel Peterson e pelo do Coordenador do CCOA 2023, tenente Matos, ao primeiro colocado no curso, tenente Rafael da Cruz Santos.

O curso de qualificação faz parte de um planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), uma vez que capacita militares para o desenvolvimento e expansão do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav).

Na sequência, o comandante do BOA realizou a inauguração da foto do tenente-coronel Fábio Alves Dias na galeria de ex-comandantes do batalhão.

O tenente-coronel Dias comandou o BOA de janeiro de 2021 até janeiro de 2023, período em que houve formação de 12 militares no CCOA 2021, diversos treinamentos de equipes médicas, construção da sala de desinfecção e aquisição de 4 novas aeronaves de asas rotativas, todas as ações alinhadas com o planejamento estratégico da corporação para inauguração de novas Companhias Especiais de Operações Aéreas.