O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) iniciou na última sexta-feira (6), em formato modular, a 2ª Semana Safety, que tem como propósito tratar de assuntos afetos a Segurança de Voo e na elevação da percepção sobre situações potencialmente perigosas, contribuindo assim para o fortalecimento e fomento da cultura da segurança na unidade que tem como lema: Voando para Salvar!

O evento contou com a presença de 75 pessoas entre militares e civis do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), da Polícia Militar (PMMG), da Polícia Civil (PCMG), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Aérea Brasileira (FAB) e empresa parceira do ramo aeronáutico) e teve como palestrante David Branco Filho, consultor em Segurança Operacional pela Branco Aviação que abordou os seguintes assuntos:

• Complacência na Aviação – as atividades rotineiras tendem a contribuir para queda dos níveis de alerta, bem como os descumprimentos de procedimentos (macetes). Algumas ferramentas como: conhecimento, disciplina, feedback, contigências e o trabalho em equipe de forma vigilante são barreiras que mitigam significativamente as chances de ocorrências de acidentes aeronáuticos.
  • O Preço da Pressa – as pressões naturais da atividade aeronáutica somadas as demandas operacionais devem ser recebidas e executadas com cautela, zelo e planejamento minucioso, pois as chances de falhas/erros estão na essência do ser humano e são proporcionais a pressa. Para mitigação dos riscos são recomendados seguir na íntegra e sequencialmente os procedimentos previstos, como check list, pois conforme dizeres de Branco: “é melhor atrasar alguns minutos do que ter um acidente no horário certo”.
  • Desorientação Espacial – um bom planejamento, treinamentos/capacitações, estabelecimento de gatilhos, etc desenvolvem uma melhor consciência situacional e permitem que as decisões das tribulações sejam tomadas com mais opções e de forma mais assertivas. Voltar, desfiar e Pousar são algumas das ações a serem adotadas pelas tripulações em situações da degradação meteorológica, já que as missões aéreas devem ser cumpridas, mas não a qualquer preço. A segurança está sempre em primeiro lugar.

Com esta atividade educativa, o BOA reafirma seu compromisso com a segurança operacional, valoriza seus principais ativos organizacionais, fortalece o laço de cooperação com as instituições presentes no evento e melhora a qualidade da prestação de serviço para a sociedade mineira, que acredita e confia nos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O palestrante que é de São José dos Campos/SP e veio a Belo Horizonte/MG exclusivamente para o evento destacou o seguinte: “Feliz em ter participado hoje da Semana Safety do Batalhão de Operações Aéreas. Meus maiores agradecimentos aos integrantes do CBMMG pela extraordinária cortesia e atenção durante minha passagem por Belo Horizonte, e meu desejo de continuado sucesso a essa valorosa corporação. ”.