Nesta segunda-feira (19), o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), o Comando de Aviação do Estado (Comave) e a Coordenação Aerotática da Polícia Civil (CAT) se reuniram para participar de uma palestra ministrada pela empresa Iwiation em parceria com a Helibrás, cujo tema foi a reconstituição de acidentes com helicópteros ocorridos ao redor do mundo, através da realidade virtual.

A empresa Iwiation possui sede na Alemanha e foi fundada em 2009. Desde então, apoiam autoridades internacionais, fabricantes e operadores na reconstrução de incidentes e acidentes, a fim de identificar a causa e fornecer conteúdos relacionados à segurança da aviação. Para tanto, utilizam de técnicas de reconstrução de dados de vídeo concomitante à tecnologia de inteligência artificial.

Durante o evento, exemplos de reconstrução de acidentes internacionais foram mostrados através dos dados alcançados a partir de entrevistas com testemunhas e de gravações de vídeo feitas no momento dos acidentes (via telefone celular e câmeras de vigilância). Junto ao resultado obtido, foi apresentada a capacidade da tecnologia de visualização 3D e como ela é usada para análise do fator humano nos acidentes, que é o principal objetivo da empresa. Essa tecnologia pode ser utilizada pelas autoridades durante a análise da sequência do acidente e o resultado pode ser documentado no relatório final da investigação.

Esse encontro e o tema abordado na palestra, além de fortalecer a segurança de voo, permitiram aos presentes que houvesse uma reflexão sobre suas respectivas operações e de como os seus riscos poderiam ser mitigados. Tal atividade educativa também promoveu a integração das Unidades Aéreas das Forças de Segurança do Estado de Minas Gerais, que diariamente salvam e protegem a população mineiras a bordo de suas aeronaves.

Ao final do evento, os comandantes e chefe presentes se comprometeram a realizar mais atividades em conjunto voltadas para a segurança de voo, visando trocar experiências e discutir alguns fatores adversos já vivenciados pelas esquadrilhas. A discussão desse tema é fundamental para manter altos padrões de segurança na aviação e garantir que todos os envolvidos estejam preparados para lidar com situações de risco, contribuindo assim para a prevenção de acidentes e a proteção da vida humana.