Em solenidade realizada nesta manhã (17), no pátio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), foi celebrado o aniversário do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Na oportunidade, também ocorreu a outorga da Medalha de Mérito Militar e a formatura do Curso de Comandante de Operações Aéreas.

Participaram da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; a subcomandante do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini e demais autoridades civis e militares.

O Comando Especializado de Bombeiros possui duas unidades especializadas, que coincidentemente fazem aniversário no dia 20 de novembro.

O BOA comemora 17 anos de criação. Desde sua criação em 2006, o batalhão expandiu suas atividades aumentando sua frota para 3 aviões e 5 helicópteros que atuam em todo o território mineiro, por meio de suas bases situadas em Belo Horizonte, Varginha, Montes Claros e Uberaba. O BOA tem destacada atuação nas atividades de resgate, salvamento, transporte inter-hospitalar e transporte de órgãos e tecidos humanos, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. O batalhão também coordena a atividade de aeronaves remotamente pilotadas e realiza apoio nos combates a incêndios florestais.

Já o Bemad comemora 9 anos de criação, sediado em Belo Horizonte, o batalhão atua em todo o estado de Minas Gerais, além de possuir protagonismo nas respostas a desastres no âmbito nacional e em missões internacionais.

O Bemad realiza ações de prevenção e atendimento às emergências ambientais e sinistros decorrentes de acidentes naturais ou causados pelo homem, prevenção e combate a incêndios florestais, operações de emergências com produtos perigosos, atividades de busca e salvamento e ações de defesa civil.

Medalha de Mérito Militar

A Medalha de Mérito Militar destina-se a agraciar os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, como reconhecimento aos serviços prestados ao longo da carreira.  A comenda é classificada nos graus bronze, prata e ouro e é concedida àqueles que satisfeitas as condições previstas no decreto, tenham completado respectivamente 10, 20 e 28 anos de efetivo serviço.

Dessa forma, os militares agraciados na solenidade de hoje contribuíram de alguma forma para a expansão do atendimento à comunidade mineira, desempenhando suas atividades com altruísmo, lealdade e inegável profissionalismo, sabemos que a soma de esforços contribui sobremaneira para o fortalecimento dos pilares do corpo de bombeiros militar de minas gerais.